Publicações

Neste espaço aqui vou incluir os arquivos das minhas publicações. Elas também estão no ResearchGate e no Academia.edu (links na página “sobre”) se preferirem o acesso por lá.

Esta é minha dissertação de Mestrado: Dispersão de Preços no Varejo

O objetivo desta dissertação é demonstrar a validade do modelo de Varian (1980) como explicação para o padrão de comportamento de consumidores e vendedores, usando dados para a cidade do Rio de Janeiro no período de 2003 até 2007. Foi realizada uma análise dos dados do índice de preços da Fundação Getúlio Vargas, podendo-se observar a variabilidade dos preços de uma mesma loja ao longo do tempo, o que seria um indício para a confirmação da teoria. Por outro lado, foi comprovada uma relativa não importância das promoções como estratégia de vendas, nos levando a crer que elas seriam apenas estratégias de comercialização, sem real redução de preço.

Este é o artigo que recebeu a pesquisa da dissertação: Price Synchronization in Retailing e foi publicado na Revista de Economia Política.

The paper investigates the synchronization of price changes in the context of retail tire dealers in São Paulo-Brazil and selected items in supermarkets for cleaning supplies and food in Rio de Janeiro-Brazil. Results indicate similar and non-negligible synchronization for different brands, although magnitudes are distant from a perfect synchronization pattern. We find interesting patterns in inter-firm competition, with similar magnitudes across different tire types. Intra-chain synchronization is substantial, indicating that a common price adjustment policy tends to be sustained for each chain across different products.

Esse trabalho eu apresentei na Rio Oil & Gas 2018: Desenvolvimento de Ideias por Eventos

Em um ambiente de constantes desafios pelos quais passa a indústria de petróleo, torna-se ainda mais importante potencializar, organizar e concretizar todas as iniciativas que respondam às demandas de negócio das empresas. Assim, as soluções devem ser direcionadas e trabalhadas a fim de colher o máximo benefício e superar estes desafios impostos às empresas, de forma criativa e objetiva. Portanto, surge a necessidade de um processo de geração e desenvolvimento de ideias de forma participativa que permita acelerar as sugestões de solução e tornar robusta a solução desenvolvida. E, mais ainda, integrar esta geração e desenvolvimento de ideias à participação de diversos públicos de interesse, reunidos em eventos técnicos onde possam ser levadas em consideração diversas contribuições que permitam uma maior capilaridade na disseminação e implementação das ideias em ações e projetos. Este trabalho pretende ilustrar a aplicação de um método empregado para o desenvolvimento destas ideias por intermédio de um caso desenvolvido na Petrobras, na monitoração do status das políticas públicas de inovação e seus impactos na gestão tecnológica.