Identificando mudanças de regime baseado na abordagem de dinâmica de sistemas

Já trabalhei um pouco com esta abordagem, mas ainda tenho dois pés atrás. Se eu montei o sistema, ele pode gerar dinâmicas, mas não é ele mesmo meio estático? Aqui o autor usa para prever mudanças ainda por cima… Fiquei curioso. Mais um do estoque de anos.

A tese deste trabalho é que as técnicas mais sofisticadas atualmente utilizadas pelos economistas para fazer previsões métodos não estruturais de previsão, em geral, e modelos de detecção de mudanças de regime, em particular não parecem realmente muito eficazes em prever mudanças radicais de regime como a que ocorreu na economia mundial recentemente. Assim, para aumentar seu grau de acurácia, parece razoável imaginar que tais técnicas devam ser complementadas por abordagens mais holísticas. O objetivo geral deste trabalho é mostrar que a metodologia de dinâmica de sistemas system dynamics, que permite identificar os ciclos de feedback que comandam a dinâmica de sistemas complexos, parece estar especialmente bem-equipada para se tornar uma dessas abordagens complementares. Pretende-se, especificamente, apresentar um algoritmo sistêmico para identificar processos de mudança de regime como os que ocorrem quando uma economia, após anos de expansão continuada, sofre os efeitos da explosão de uma bolha financeira, como ocorreu recentemente. Palavras-chave: Modelos de mudança de regime; Dinâmica de sistemas; Ciclos de feedback; Macroeconomia;

via Economia e Sociedade – Identificando mudanças de regimes sistêmicos em processos econômicos: um procedimento baseado na abordagem de dinâmica de sistemas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s