ESTADÃO: ‘Empresas do País não inovam porque não precisam’, diz Passos

É o caso da cenoura e do chicote, mas só temos a cenoura. O debate é encaminhado para que se chegue à conclusão por mais abertura comercial. OK, mas não vamos nos esquecer da possibilidade de contrapartidas (como no regime automotivo) ou exigência de exportação (como nos casos clássicos asiáticos).

“As empresas brasileiras não inovam porque não precisam.” Assim o empresário Pedro Passos, cofundador e presidente da Natura, resumiu a mensagem de sua palestra ontem para uma pequena audiência de pesquisadores na Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Centro do Rio.

Passos fazia parte de uma mesa de cientistas e empresários, reunidos para debater os desafios de estimular a pesquisa e desenvolvimento (P&D) para j inovação tecnológica nas empresas brasileiras. Segundo Passos, não há estímulo nem necessidade para fazer inovação no Brasil, porque a maioria das indústrias nacionais ou vive de exportar matérias-primas ou vende seus produtos somente para o mercado interno, no qual a competitividade é baixa.

“Quem não disputa mercado internacional tem mercado cativo em casa, o que faz com que a empresa não precise inovar”, disse. “No mercado nacional há mais incentivos, o risco é menor, o apetite de inovação é menor, e a empresa pode oferecer um produto de qualidade inferior. Esse é o quadro.”

via ‘Empresas do País não inovam porque não precisam’, diz Passos — Portal ClippingMP.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s