Economia política das medidas econômicas 2: energia como numerário

Voltando ao tópico da conferência online Conference on the political economy of economic metrics, um dos textos que li foi o Energy as the Numéraire of any Given Economy que como o nome diz propõe o conteúdo energético dos bens como uma medida de produção mais “pura” do que a moeda, pois não envolve questões de valor.

Grande parte das críticas, com as quais concordo, foi quanto a medida desta unidade, questões práticas de produtividade, qualidade dos produtos, conservação de energia, produtos intangíveis, etc. Deu pra notar que a intenção do autor era no fundo puxar a discussão para a questão dos “limites do crescimento” e “segunda lei da termodinâmica” cuja aplicação econômica eu particularmente não concordo (principalmente por causa dos bens intangíveis e serviços). O autor revelou não conhecer o trabalho de Georgescu Roegen.

Agora, a verdadeira crítica, que não tive coragem de perguntar ao autor é: porque querer uma medida que exclua a questão do valor e da moeda? Não vivemos na “economia monetária de produção”? O modo de produção não é para produzir o que valorizamos?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s