Blogs vs. academia (de novo)

Nesse posto do Enlightened Economist, discute-se a questão da distância entre o acadêmico e o desdém muitas vezes que ele tem às tentativas de popularização do tema.

The gap between academic and popular economics should not be overstated, especially as more of the academics engage via blogs and social networks. Neither should the fact that there is a gap, not only between the ivory tower and people in general but between the university economists and professional economists in government and business.

Isso complica mais ainda no caso da Economia onde o leigo não percebe (por nossa culpa) a ligação entre o que é estudado e a vida real dele. Isso é claro. Porém a forma como os popularizadores são vistos exerce um incentivo perverso nos economistas que poderiam fazer este papel, já que eles tem o receio de perderem prestígio, sendo prejudicados nas suas oportunidades. Eu mesmo não sei se o efeito deste blog (ou qualquer outro) é positivo ou negativo na cabeça de um diretor de graduação ou pós, para efeitos de escolha de professores. É uma questão (cultural) que merece cuidado.

via Disconnected economists | The Enlightened Economist.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s